A Avaliação Neuropsicológica é uma análise detalhada e científica das funções cognitivas, emocionais e comportamentais de um indivíduo, realizada por um profissional treinado em Neuropsicologia. Essa Avaliação visa entender como o cérebro processa informações, como as diferentes áreas cerebrais interagem entre si e como isso afeta o comportamento, a cognição e a emoção.
Na Avaliação podemos identificar déficits ou alterações cognitivas (memória, atenção, linguagem, resolução de problemas), avaliar funções executivas (planejamento, organização, tomada de decisões), analisar habilidades visuoespaciais e motoras, investigar alterações emocionais e comportamentais, detectar sinais de declínio cognitivo ou demência, entre outros.
Procurar um Neuropsicólogo é recomendado em diversas situações, incluindo, lesões cerebrais, problemas de memória, dificuldades de concentração, alterações de humor, problemas de linguagem, dificuldades de aprendizado, doenças neurológicas, problemas de sono, nas mais diversas situações de hipóteses diagnosticas.
A Avaliação Neuropsicológica é realizada por meio de testes específicos, com duração de aproximadamente 8 a 12 sessões. Esse processo inclui a entrevista neuropsicológica, que consiste na coleta de informações sobre o histórico de vida do paciente, incluindo a queixa atual, e geralmente ocorre nas duas primeiras sessões. Após a coleta de dados e a aplicação dos testes, segue-se a etapa de correção e elaboração do laudo, que leva cerca de quatro semanas para ser concluída, devido à complexidade e à atenção aos detalhes necessários.
Após essa fase, é agendada uma devolutiva, na qual o Laudo de Avaliação Neuropsicológica será entregue e explicado detalhadamente ao paciente. O laudo conterá o resultado de todas as informações coletadas, incluindo o índice de Q.I. (quociente de inteligência). A partir do laudo, é possível diagnosticar diversos distúrbios, sendo os mais comuns o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista), transtorno bipolar, esquizofrenia, dislexia, depressão, ansiedade, entre outros.
Este laudo geralmente é apresentado para profissionais da área da saúde como: neurologistas, psiquiatras, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais. Em diversos casos esses mesmos profissionais encaminham o paciente para realização da Avaliação Neuropsicológica.
Dê o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável.